Cena de um quadro do Fantástico, exibida há quase 20 anos, a atriz Fernanda Torres interpretou uma empregada doméstica negra
Publicado em 27/01/2025, às 15h30
Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) se pronunciou nesta segunda-feira (27) para se desculpar por fazer uso de blackface em um quadro para o Fantástico, há quase vinte anos. O vídeo nas redes sociais após a atriz ser indicada ao Oscar por seu trabalho no novo filme de Walter Salles (Central do Brasil).
O momento faz parte de uma esquete do Fantástico, da TV Globo, exibida em 2008, chamada Sexo Oposto. Na cena, a atriz aparece com o rosto e corpo pintados para imitar a tonalidade de uma pessoa negra e interpreta uma empregada doméstica para falar sobre as diferenças entre homens e mulheres.
Em comunicado enviado ao Deadline, Torres se desculpou pelo caso. "Há quase vinte anos, apareci de blackface em um esquete cômico de um programa de TV brasileiro”, escreveu. "Sinto muito por isso. Estou fazendo esta declaração porque é importante abordar isso rapidamente para evitar mais dor e confusão."
“Naquela época, apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a consciência da história racista e do simbolismo do blackface ainda não havia entrado na consciência pública dominante no Brasil. Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora no nosso país e em todo o lado que o blackface nunca é aceitável", destacou a atriz.
Esta é uma conversa importante que devemos continuar a ter uns com os outros, a fim de evitar a normalização das práticas racistas de antes e agora. Como artista e cidadã global, e de coração aberto, continuo atenta e comprometida com a busca de mudanças vitais necessárias para viver num mundo livre de desigualdade e racismo”, concluiu.
Criada há cerca de 200 anos, blackfaceé um termo usado para determinar uma prática teatral, que consistia em atores brancos "caracterizando-se" como pessoas negras.
Para isso, os artistas escureciam a pele com maquiagem ou tinta, usavam próteses para aumentar o tamanho da boca e/ou do nariz, vestiam perucas de cabelos crespas. Tudo isso, muitas vezes, com o intuito de ridicularizar essa parcela da população.
LEIA TAMBÉM: Há 30 anos, Fernanda Torres falava sobre possível indicação ao Oscar: 'Nunca vai rolar'
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)